O manual do proprietário indicará onde procurar para verificar todos os níveis de fluido. O óleo do motor deve ser marrom escuro ou preto, mas não arenoso. Se o óleo for cor de mel, acabou de ser trocado. Se a vareta tiver gotas de água ou óleo cinza ou espumoso, isso pode indicar um bloco do motor rachado ou uma junta do cabeçote queimada, dois problemas sérios.
Verifique o fluido da transmissão automática com o motor aquecido e funcionando. Em alguns veículos, a vareta possui dois conjuntos de marcas para verificar quando o motor está frio ou quente.
O fluido de transmissão deve ser rosado, não marrom, e cheirar a óleo, sem odor de “queimado”. A vareta não deve deixar partículas metálicas visíveis no pano, outro sinal de um problema sério. Os fluidos da direção hidráulica e dos freios devem estar dentro da zona segura.
Radiador: Olhe para o reservatório de plástico conectado por uma mangueira de borracha ao radiador. O líquido refrigerante deve ser esverdeado ou laranja, e não leitoso ou enferrujado. Manchas esverdeadas na parte externa do radiador são um sinal claro de vazamento.
Bateria: Alguns “livres de manutenção” têm um indicador de carga integrado: Verde geralmente significa que a bateria está em bom estado, e amarelo ou preto geralmente significa que ela está acabando. Eles revelam a condição de apenas uma célula e podem não fornecer uma leitura precisa da integridade de toda a bateria. Se a bateria tiver tampas de enchimento, limpe a parte superior com um pano e, em seguida, retire ou desparafuse cuidadosamente as tampas para verificar o nível do líquido. Um nível baixo pode significar que a bateria está trabalhando demais. Qualquer mecânico competente pode verificar o sistema de carregamento e fazer um teste de carga na bateria.