Início Cultura Velozes e Furiosos em Manaus – Coisas Baré

Velozes e Furiosos em Manaus – Coisas Baré

194
0
Velozes e Furiosos - Coisas Baré
Velozes e Furiosos - Coisas Baré
“Jorge Teixeira, João Paulo, Val Paraíso. VAI?!”
Velozes e Furiosos - Em Manaus
Velozes e Furiosos – Em Manaus
“Senhores passageiros, apertem seus cintos e segurem firme, porque essa kombi vai voar”. Sabe quando você termina de assistir ao filme “Velozes e furiosos” e fica com vontade de entrar em um veículo e acelerar até o talo? Pois saiba que é possível ter essa experiência em ManausCity. Basta embarcar nos micro-ônibus amarelos que circulam pelas Zonas Leste (ZL) e Norte (ZN) da cidade, conhecidos popularmente como Lotação.
As lotações pertencentes a empresas privadas (cooperativas) só podem circular nas zonas Norte e Leste, a menos que a prefeitura autorize outros percursos. A permissão é dada em casos extremos, como paralisação de frota de ônibus comuns. Ou seja, apenas quem é da ZL e da ZN conhece a emoção de chegar ao destino em alta velocidade.
Velozes e Furiosos - A Dita Cuja Descansando
Velozes e Furiosos – A Dita Cuja Descansando
Por que comparar as lotações ao filme de ação? A resposta é fácil: tanto os motoristas dos filmes quanto os de Manaus não têm pena de pisar no acelerador, são arrochados sobre quatro rodas. De acordo com alguns relatos de usuários, a sensação é de viajar em um trem-bala quando se anda em linha reta e de estar em uma montanha-russa no momento em que aparece uma ladeira.
Mas a Lotação não domina o mercado. Existe seu concorrente, o Executivo. Trata-se de um micro-ônibus para quem pode gastar mais, pois tem um valor acima da tarifa normal e não aceita Passa Fácil, um cartão com créditos para transitar sem usar dinheiro. Diferentemente dos chamados amarelinhos, a frota dos executivos é branca com listra vermelha e pode circular por toda a capital.
Velozes e Furiosos - Tem Motora Que Já Vai De Primeira Assim
Velozes e Furiosos – Tem Motora Que Já Vai De Primeira Assim
Enquanto as lotações oferecem rapidez e emoção no serviço, os executivos proporcionam conforto e eficiência, pois passam nos principais pontos de Manaus. Fazendo uma comparação com o filme “Transformers”, a lotação seria o Bumblebee, e o executivo o Optimus Prime.
Ficou curioso para ter essa experiência? Vá para as zonas Norte e Leste da capital e espere passar um amarelinho. Pegue, de preferência, as lotações Jorge Teixeira-João Paulo e Zumbi-Grande Vitória, mas segure firme, porque a adrenalina e os quebra-molas virão, com certeza.
Velozes e Furiosos - Como Eu Me Sinto Indo Na Janela
Velozes e Furiosos – Como Eu Me Sinto Indo Na Janela
Se você é de Manaus ou está de passagem pela cidade e nunca andou de Lotação, não sabe o que é ser ator principal dos “Velozes e Furiosos Baré”.
Glossário Manauara:
Talo – Capacidade máxima.
Arrochados – Fortes; enfrentam qualquer adversário.
Motora – Motorista
Leia Mais: Calor de Manaus: Dicas de sobrevivência!
Leonardo Moreira – Equipe Portal Beiju

Deixe uma resposta