Início Destaques Parintins 2019 – Bumbás entram na reta final para disputa do Festival...

Parintins 2019 – Bumbás entram na reta final para disputa do Festival Folclórico

7
0
Parintins 2019 - Caprichoso x Garantido
Parintins 2019 - Caprichoso x Garantido

Parintins 2019 

Parintins 2019 – Os bois Caprichoso e Garantido entraram na semana decisiva para as apresentações no Bumbódromo, durante o 54º Festival Folclórico de Parintins 2019.

Além dos eventos tradicionais que antecedem o espetáculo, a semana é marcada por retirada de alegorias dos galpões, divulgação dos roteiros de apresentações e últimos ensaios.

Parintins 2019 - Bumbodromo, aonde a magia acontece
Parintins 2019 – Bumbodromo, aonde a magia acontece

Nesses dias que antecedem as apresentações, os bumbás realizam saídas às ruas, ensaios técnicos, últimos ensaios nos currais, testes de som, além de eventos internos para afinar as apresentações.

As programações contam com a participação de brincantes, torcedores, visitantes e equipes que fazem parte das agremiações folclóricas.

Este ano, as apresentações, coincidentemente, retomam uma tradição antiga da festa, quando acontecia nos dias 28, 29 e 30 de junho.

A data fixa foi extinta em 2005, por uma lei municipal, e passou a ser no último fim de semana de junho.

O Festival só voltou a ocorrer nas datas tradicionais em 2013, ano do centenário dos bumbás, e agora, em 2019.

Para promover as apresentações, os bumbás contam com patrocínios do Governo do Estado e empresas privadas. O evento também é realizado em conjunto com a Prefeitura de Parintins e apoio do Ministério do Turismo.

Para envolver o torcedor e preparar os brincantes, eventos são realizados em Parintins e Manaus durante os três meses que antecedem o espetáculo, como festas, ensaios e feijoadas.

Caprichoso x Garantido

O Boi-Bumbá Caprichoso vai para a arena do Bumbódromo apresentando o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, que, inspirado nas xilogravuras, nasceu da espontaneidade e da beleza de uma das expressões mais populares da cultura brasileira e fala como as populações lidam com pluralidade e diversidade cultural.

Parintins 2019 - Caprichoso
Parintins 2019 – Caprichoso

Já o Boi-Bumbá Garantido disputa o título do 54º Festival Folclórico de Parintins com o tema “Nós, o Povo”, que, voltado à galera vermelha e branca e à história dela, propõe um espetáculo concebido não apenas pelo senso estético, mas também nos costumes, no sentido de pertencimento e de dignidade do povo.

Parintins 2019 - Garantido
Parintins 2019 – Garantido
Ordem de Apresentação e Transmissão

O Garantido abre o 54º Festival Folclórico de Parintins e o Caprichoso encerra as apresentações.

Veja como serão as três noites de apresentação:

Primeira noite, 28 de junho: Garantido abre – Caprichoso fecha
Segunda noite, 29 de junho: Caprichoso abre – Garantido fecha
Terceira noite, 30 de junho: Garantido abre – Caprichoso fecha

A transmissão será feita pela TV A Crítica, a partir das 20h nas três noites, e pela TV Cultura para todo o Brasil. Quem preferir, também pode assistir ao festival pela internet, através do site: play.acritica.com/aovivo ou pelo aplicativo A Crítica Play.

Como chegar

Parintins está distante a 369 km da capital, Manaus. Quem quiser acompanhar o Festival de perto, pode chegar até a cidade de voo (empresas Map Linhas Aéreas e Gol), com uma hora de viagem, de lanchas, que levam entre 8 a 12 horas de viagem, e por meio de embarcações regionais, que costumam levar até 20 horas.

Orla de Parintins
Orla de Parintins

Os ingressos para assistir à festa são vendidos com exclusividade pela Amazon Best e também pelo site Ingresso Rápido. Mas o maior espaço no Bumbódromo é para quem deseja assistir as apresentações gratuitamente.

É preciso chegar cedo para assegurar um lugar nas arquibancadas gratuitas das “galeras” dos bumbás. Mas o espetáculo vale o esforço!

Leia mais: Espetinho & Chopp Vieiralves entra em clima junino neste sábado (22)

Deixe uma resposta