Início Cultura ICBEU inaugura biblioteca moderna e espaço de artes

ICBEU inaugura biblioteca moderna e espaço de artes

2
0
ICBEU Manaus
Foto: Tiago Correa

Nesta quinta (13), Manaus vai ganhar dois espaços voltados para a arte e a cultura. O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus) inaugura a Biblioteca Mário Belém e o espaço The Art Collection, ambos abertos ao público em geral. A cerimônia começa às 19h.

A nova biblioteca tem o maior acervo da cidade em literatura inglesa, norte-americana, brasileira e regional, além de contar com um projeto de ambientação diversificado e pós-moderno. Já o espaço The Art Collection vai funcionar como um centro cultural, focado na produção artística da atualidade. Serão, ao todo, mais de cem obras, doadas por 64 artistas. “Acreditamos que a exposição possa exercer o efeito formador, sensibilizador e multiplicador de novos apreciadores das obras de arte, sendo este o sentido educacional que pretendemos implementar:  a arte na educação que o ICBEU oferece aos seus frequentadores. O espaço onde a memória das criações contemporâneas será sempre engrandecida, vivificada e preservada a cada dia”, explica Sérgio Cardoso, diretor artístico do Instituto.

Segundo Luís Fabian Barbosa, diretor-presidente do ICBEU, um espaço onde há uma escola e um museu é um grande diferencial da instituição. “A escola é o centro cultural por excelência. A exposição de conteúdos artísticos em suas dependências físicas proporciona a vivência contínua e inestimável da experiência da arte educação, que sensibiliza, informa e transforma, produzindo novos apreciadores, e, com sorte, futuros artistas. Arte e educação convergem, portanto. Juntas, certamente cumprirão, com maior eficiência, a nobre missão do ICBEU Manaus, de transformar vidas”, diz Luís Fabian.

O ICBEU Manaus fica na Avenida Joaquim Nabuco 1.286, no Centro.

ICBEU Manaus
Foto: Divulgação

 

Alice Pereira – Equipe Portal Beiju

 

Leia mais: Artista indígena amazonense expõe obra na Bienal Naïfs

Deixe uma resposta