Início Beleza & Moda Festival de Parintins poderá ser adiado para o segundo semestre de 2020

Festival de Parintins poderá ser adiado para o segundo semestre de 2020

137
0
Festival de Parintins
Festival de Parintins

O Festival de Parintins, que acontece todos os anos no último fim de semana de junho, poderá ser adiado para o segundo semestre em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A doença já fez diversas vítimas no Brasil e dois casos foram confirmados na ilha, o que tem despertado a atenção dos organizadores da festa, uma vez que o evento atrai pessoas de todo o mundo para Parintins. A nova data deve ser divulgada nos próximos dias pelo Governo do Estado.

Sobre o Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins acontece anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, a 369 quilômetros a leste de Manaus. Ele é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A festa acontece no bumbódromo e reúne cerca de 35mil pessoas, fazendo assim, girar grande parte da economia local.

Festival de Parintins
Festival de Parintins

Boi Caprichoso

O boi Caprichoso surgiu no ano de 1913 e possui as cores azul e branco. Ele nasceu pelas mãos de famílias nordestinas que ficaram enraizadas em Parintins. A brincadeira nasce dos quintais das casas de madeira e incorporou tradições locais. Cercado pelo povo da floresta, não demorou para que um Pajé o tomasse de conta.

Festival de Parintins- Boi Caprichoso

 

Ele foi recebido por uma nova família que se tornou guardião do boi e eles eram responsáveis por organizar as saídas do boi nas ruas da ilha. Eram eles: pescadores, caçadores, caboclos, marceneiros, residentes do bairro ribeirinho chamado Francesa, de outro chamado Palmares e de todos os cantos da cidade. Por isso, é reconhecido como o Boi de toda Parintins.

Boi Garantido

O boi Garantido foi criado pelo pescador Lindolfo Monteverde, no início do século passado, no ano de 1900. Seu criador era descendentes de escravos e ele era pescador, nascido na “Baixa de São José”, bairro pobre. Quando criança, Lindolfo colocava curuatá (Invólucro da folha de palmeira), nas costas e dizia ser um boizinho, imaginando as histórias de seus avós da terra de onde tinham vindo.

Festival de Parintins- Boi Garantido
Festival de Parintins- Boi Garantido

Curiosidades: O nome “Garantido”, deriva das batalhas de rua que tiveram seu auge nos anos de 1950 e 10960 e foi batizado por Lindolfo. Segundo ele, era a hora em que o boi dava uma “cabeçada” no outro boi e se “garantia” no confronto.

Leia também: Quarentena: O que fazer para sair do tédio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui