Início Destaques Carnaval de Rua de Manaus encerra com público de 630 mil pessoas...

Carnaval de Rua de Manaus encerra com público de 630 mil pessoas em cem bandas

44
0

O fim de semana foi marcado pelas bandas “tira-ressaca”, finalizando a intensa programação de bandas e blocos de rua de Carnaval apoiados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Ao todo, cem eventos animaram mais de 630 mil foliões em todas as zonas da cidade, do último fim de semana de janeiro até este domingo, 4/3. Toda a programação foi gratuita.

Com a grandiosidade da festa, o Carnaval de Manaus, incluindo o Desfile das Escolas de Samba, se consolida como o maior do Norte do país. Em mais de 35 dias, durante a operação dos eventos foram gerados aproximadamente sete mil empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, os números e o resultado dos eventos mostram o sucesso do Carnaval de Manaus 2018.

“Foram cem bandas e blocos que movimentaram a economia local e foram marcadas pela diversidade, atendendo a todos os públicos. Os eventos, principalmente os que ocorrem no Centro, e o próprio desfile das Escolas de Samba, também potencializam o turismo na nossa cidade. Vale ressaltar que, durante todos esses dias de festa, nenhuma grave ocorrência foi registrada, fruto de um trabalho em parceria com a Segurança Pública do Estado”, destacou Bernardo Monteiro de Paula.

Os eventos foram contemplados pelo Edital Nº 009/2017, lançado pelo Manauscult em dezembro de 2017, e que destinou apoio de palco, som, iluminação, banheiros químicos e similares para os eventos. A política do apoio por meio dos editais já é realidade há três edições do Carnaval de Rua de Manaus e agora está previsto em Lei, pelo Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult).

As bandas e blocos de rua apoiados pela prefeitura atenderam requisitos como interesse público e participação popular, histórico, impacto social e relevância cultural, além de comprovarem a realização do evento há, pelo menos, três edições anteriores.

Últimas bandas

Neste primeiro fim de semana de março ocorreram as últimas quatro bandas da programação do Carnaval de Manaus 2018. No sábado, 3/3, o Bloco do Pirão reuniu mais de 15 atrações na Praia da Lua, Zona Rural de Manaus.  A festa teve início às 15h e encerrou ao nascer do sol do domingo, 4/3.

Com uma proposta diferenciada, o Bloco do Pirão trouxe em sua programação cultural bandas e artistas com som autoral de diferentes estilos, reunindo, numa só festa, rock, brega, carimbó, lambada e a guitarrada amazônica. Bandas como Casa de Caba, Mady e Seus Namorados, Gramophone, Tucandeira e Trio Matrinxã, passaram pelo palco desta edição do Pirão.

Já no domingo, 4/3, ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval, axé e forró, a 7ª edição da Banda Ki Barato animou o público que foi prestigiar o evento, na rua 11 do bairro São José II, zona Leste de Manaus. A folia começou por volta das 16h e, conforme a Polícia Militar, até as 19h, aproximadamente 5 mil pessoas já tinham passado pelo local.

“Para nós que moramos aqui, a realização desse evento anima a comunidade. Essa festa acontece todo ano e sempre prestigiamos, eu e minha família. A maioria das pessoas que está aqui mora na comunidade”, destacou a dona de casa Madalena Rezende.

Para o organizador do evento, Alexandro Muniz, conhecido popularmente como Sandro “Ki-Barato”, a banda já virou tradição e movimenta a população de diversos bairros da zona Leste.

“Já somos uma tradição aqui no bairro São José. Esse ano a banda fez campanha contra a exploração sexual infantil e a importância da prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Aqui é um espaço para a comunidade interagir e se divertir”, comentou “Ki-Barato”.

 

@foto: David Batista