Início Destaques Açaí, Buriti, Abacaba ou Patuá – Qual é o seu vinho preferido?

Açaí, Buriti, Abacaba ou Patuá – Qual é o seu vinho preferido?

13
0
Açaí, Buriti, Abacaba ou Patauá: você já provou alguma dessas bebidas em Manaus? São vinho muito consumidos na capital e no interior do Amazonas.
Esses quatro tipos de vinho fazem parte do nosso dia a dia, podendo ser consumidos puros, acompanhados por uma boa refeição ou na forma de subprodutos, como picolés, sorvetes, Din-Din (Sacolé), mousses, bolos, tortas, licores e outros.
A equipe do Portal Beiju apresenta essas riquezas amazônicas em forma líquida:

1 – Buriti

Vinho - Buriti - Fruta
Vinho – Buriti – Fruta
O buriti é uma das mais singulares palmeiras da região Norte. A fruta é uma espécie abundante na Amazônia e um indicativo infalível da existência de água na região. Como a floresta Amazônica é rica em água, lá estão os buritis, nascidos em cachos nas altas árvores, os buritizeiros.
É um fruto com escamas vermelhas, carne com um tom forte amarelo e amêndoas no interior do seu coco. O buriti é oleoso e tem um sabor marcante e único. Também serve de alimento para os animais.
Vinho - Buriti Na Tigela
Vinho – Buriti Na Tigela
Para se obter o vinho, é necessário amolecer os frutos em água morna, a fim de completar o amadurecimento – ao caírem, eles ainda estão um pouco duros.

2 – Patuá / Patauá

Vinho - Patuá / Patauá - Fruta
Vinho – Patuá / Patauá – Fruta
Patauá ou Patuá é outra palmeira de origem amazônica, pouco consumida pelos manauaras, mas muito popular entre os indígenas. Os índios utilizam partes da planta para diversas finalidades, sendo uma delas a preparação de vinho. A bebida é muito conhecida no interior da Região Norte.
Suas flores e seus frutos se formam em cachos, que são produzidos até três vezes ao ano. Os frutos ovais possuem uma polpa que pode ser branca, esverdeada ou arroxeada.
Vinho - Patuá / Patauá - Extração
Vinho – Patuá / Patauá – Extração
Totalmente versátil, pois dela se aproveita tudo, a fruta é usada na medicina popular e serve como fonte de renda para os ribeirinhos amazonenses.

3 – Abacaba / Bacaba

Vinho - Abacaba / Bacaba - Fruta
Vinho – Abacaba / Bacaba – Fruta
A Bacaba ou Abacaba é mais uma palmeira nativa da Amazônia, mas pode ser encontrada também na floresta do Pacífico, no oeste da Colômbia.
Seu fruto possui um sabor agradável e é utilizado em vinhos, que são semelhantes ao vinho de açaí, só que bem mais calóricos e oleosos.
Vinho - Abacaba / Bacaba - Preparo
Vinho – Abacaba / Bacaba – Preparo
O líquido é bastante nutritivo e muito consumido na Amazônia. Tem gente que faz uma mistura de bacaba e açaí e chama essa bebida de Viúva Alegre. Esse nome vem do contraste das cores do açaí, escuro, e da bacaba, mais clara.

4 – Açaí

Vinho - Açaí - Fruta
Vinho – Açaí – Fruta
O Açaí é considerado o ouro negro da Amazônia, por causa da coloração roxa muito escura, com um sabor inconfundível. A fruta é conhecida em todo o mundo.
A árvore que gera o fruto pode alcançar 20 metros na fase adulta. O açaí é consumido em forma de suco ou pirão, mas também pode ser usado no preparo de sorvetes, geleias, doces e bebidas energéticas.
Vinho - Açaí - Frozen
Vinho – Açaí – Frozen
O processamento original é feito manualmente. Os frutos são deixados de molho na água para que a polpa se solte, formando um suco com aspecto engrossado denominado polpa do açaí.
É consumido com tapioca ou farinha de mandioca, ainda gelado. Há quem prefira fazer pirão misturado com farinha, para saborear junto com peixes. Atualmente, várias pessoas comem açaí misturado com outras frutas, leite condensado, grãos e o que mais a imaginação mandar.
Vinho - Açaí Na Tigela
Vinho – Açaí Na Tigela
Você sabia que a nossa rica Amazônia possuía tantas opções de vinho? Por qual se interessou mais? Conta para a gente nos comentários.
Leia Mais: Manaus, terra de sabores – quem come jaraqui nunca mais sai daqui!
Leonardo Moreira – Equipe Portal Beiju

Deixe uma resposta