Início Cultura 5 Filmes Amazonenses Para Ficar de Olho

5 Filmes Amazonenses Para Ficar de Olho

59
0

Apesar de ainda ser vista com muitos estigmas e preconceitos, a produção audiovisual amazonense tem despontado nos últimos anos. A Amazônia, além de servir como cenário para produções nacionais como “Aruanas” e “A Força do Querer”, tem levado as histórias regionais para os olhos brasileiros e mundiais por meio dos festivais de cinema.

Devido à pandemia da Covid-19, muitos desses festivais adotaram formatos híbridos e multiplataformas, nos quais os filmes ficam disponíveis online – e geralmente gratuito – para o público geral. O que possibilita que os relatos, narrativas e rostos amazonenses possam ganhar maior visibilidade e espaço na indústria cultural.

Confira 05 filmes amazonenses que você deve ficar de olho:

1 – Manaus Hot City

Dirigido por Rafael Ramos, “Manaus Hot Cityaborda a amizade entre três amigos e como esta é afetada por uma descoberta transformadora. Entre as discussões apresentadas pelo curta-metragem, destacam-se conceitos sobre a cidade, o calor e saudade. O filme foi selecionado a edição online do Kinoforum e traz Maria do Rio, Frank Kitzinger e Vanessa Moraes no elenco.  

2 – De Costas Para o Rio

Drama com elementos de realismo fantástico, “De Costas Pro Rio” acompanha Pietro (Victor Kaleb), um jovem que retorna para Manaus após o contato de um espírito da floresta. Ele deve evitar que a cidade seja destruída por uma Cobra Grande que dorme nos subterrâneos da região.  O filme dirigido por Felipe Aufiero foi selecionado para o Festival de Cinema de Avanca, em Portugal.

3 – Sociedade Fluida

Intitulado “Sociedade Fluída”, o segundo curta-metragem do jornalista Matheus Mota foi um dos selecionados para o Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. O curta experimental de 17 minutos usa imagens potentes e impactantes para mostrar as vivências de corpos LGBTQIAP+ em Manaus.

Confira em: http://cinetamoiofestival.com.br/ 

4 – O Barco e o Rio

Produzido pela Fita Crepe Filmes, “O Barco e o Rio” trouxe o Amazonas, após 23 anos, de volta para o Festival de Gramado. O filme está entre os selecionados para mostra de curta-metragens nacionais do maior festival de cinema da América do Sul. Dirigido por Bernardo Ale Abinader, traz a história de duas irmãs antagônicas que herdam o barco da família. O elenco é composto por Carolinne Nunes e Isabela Catão.

 Confira em: http://www.festivaldegramado.net/programacao/ 

5 – Atordoado, Eu Permaneço Atento

Dirigido por Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos, “Atordoado, Eu Permaneço Atento”, toma uma das frases icônicas de “Cálice”, de Chico Buarque, para intitular o documentário sobre a trajetória do jornalista e pesquisador Dermi Azevedo e sua relação com a ditadura militar no Brasil. O documentário integra a mostra de curta-metragens nacionais do Festival de Gramado.

Confira em: http://www.festivaldegramado.net/programacao/ 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui