Início Cultura 12ª Primavera de Museus traz programação cultural para Manaus

12ª Primavera de Museus traz programação cultural para Manaus

70
0
12ª Primavera de Museus
12ª Primavera de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza em todo o país, a partir do dia 17 de setembro, a 12ª Primavera de Museus. Em Manaus, a programação acontece em quatro pontos: Palacete Provincial, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Homem do Norte (CCPA) e Museu do Seringal Vila Paraíso.

A visitação pode ser feita entre os dias 17 a 23 de setembro, em cada uma das instituições que participam da 12ª Primavera de Museus em Manaus. A programação inclui rodas de conversa, palestras, visitas teatralizadas, visitas mediadas, apresentação de coral, oficinas e circuitos culturais.

No Palacete Provincial, haverá visitas teatralizadas; bate-papo com os temas “Literatura como ferramenta para a igualdade entre os gêneros” e “A influência da educação formal no processo de comunicação”; oficinas de iniciação à pintura e de robótica; apresentação de coral adulto; apresentação teatral do Quinteto Metais; palestra sobre a educação patrimonial como instrumento de preservação da memória dos museus e demais conteúdos ligados à arte e cultura. Dentro do Palacete também estão os museus de Tiradentes, da Polícia Militar, de Imagem e do Som, de Arqueologia e de Numismática, além da Pinacoteca do Estado.

 

 

12ª Primavera de Museus - Homem do Porto - Divulgação
12ª Primavera de Museus – Homem do Porto – Divulgação

Já o Museu do Homem do Norte – Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na Bola da Suframa, no Distrito Industrial, terá visitas mediadas, degustação de chás, abertura da exposição temporária “A cultura indígena através dos objetos de uso cotidiano” e circuito do folclore. Também estão programadas uma conversa sobre rituais indígenas, apresentação do ritual da fartura, exibição do documentário “Por falar em arte e museu”, cine pipoca e um circuito de arqueologia.

12ª Primavera de Museus - Museu Casa Eduardo Ribeiro
12ª Primavera de Museus

Paralelamente, no Museu Casa Eduardo Ribeiro, o público vai poder participar de visita mediada por um ator caracterizado de Eduardo Ribeiro. O espaço também promoverá exibição de cinevídeo e minipalestra sobre a importância da arte, no auditório Walter Góes, e outras programações. A casa fica na Rua José Clemente, no Centro.

Na zona ribeirinha de Manaus, o Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no igarapé São João, afluente do Tarumã-Mirim, na margem esquerda do Rio Negro, contará com o “Cine floresta”, com exibição de desenhos.

 

Leia Mais: ICBEU inaugura biblioteca moderna e espaço de artes

 

Izabel Gonçalves – Equipe Portal Beiju

Deixe uma resposta